Tarefas e responsabilidades.

emoções

Para além de serem bons alunos, quem estuda deve também ajudar nas tarefas de casa, mesmo as crianças mais pequenas devem desenvolver hábitos de arrumação e responsabilidade pelos objetos e atitudes em casa. Para estimular e melhorar tais atitudes sugiro mais uma pequena atividade a desenvolver.   Podem imprimir a página, que deixo em anexo,

Tarefas e responsabilidades. Ler Mais

Escola em casa, que avaliação?

contextos educativos

Diálogo entre mim e um/a estudante de 3º ciclo: Eu: _Então, como estão a decorrer as aulas? Tens feito os trabalhos? Estudantes: _Sim, mas ninguém está preocupado… já toda a gente sabe que é para passar e é, portanto!» Logo no início do 3º período escolar, das situações que penso ter mais preocupado os professores

Escola em casa, que avaliação? Ler Mais

No secundário, escolhe o teu futuro!

jovens2

Para quem frequenta agora o 9º ano, deve começar já a pensar concretamente na opção de entrada do ensino superior. Pois, se este é o objetivo, o projeto deve começar no início do ensino secundário. Tem em atenção o seguinte: Quais as médias que precisas para os cursos em que poderás estar interessado e começa

No secundário, escolhe o teu futuro! Ler Mais

Ensino à distância… a minha (pouca) experiência…

escritorio

Em tempos de confinamento social, o meu afastamento dos alunos está a ser apenas físico, porque as explicações online permanecem e, como sempre o fiz, são de forma individual, portanto não denoto grandes diferenças… confesso que sinto mais falta das aventuras relatadas em tempos de escola, que agora não existem e que tanto motivava quem

Ensino à distância… a minha (pouca) experiência… Ler Mais

Gosto de vir cá…

sobre o blog

Já escrevo este Blog há alguns anos. Comecei a escrever com o objetivo de partilhar a minha experiência na área da educação, tentando ajudar os meus leitores com dicas e propostas. Agora, para além deste objetivo inicial, gosto de vir cá, ler outros Blogues, escritos por quem tem jeito natural para a escrita e para

Gosto de vir cá… Ler Mais

Crianças e jovens em casa a estudar….

jovens2

O 3º Período entrou no seu último mês, as rotinas já estão instaladas e desenvolveu-se o hábito de estudar em casa, de forma mais autónoma e privada. No entanto, temos de continuar a manter alguns cuidados nos hábitos dos nosso estudantes pois, este estudo em casa, em frente aos ecrãs, podem trazer situações de desmotivação

Crianças e jovens em casa a estudar…. Ler Mais