Diálogos: Com Vida
Um saber muito importante para quem estuda, independente da idade é reconhecer quais as técnicas que mais apoiam a sua forma de estudar. Aprender a estudar é algo que se vai aprimorando ao longo dos anos, de uma forma muito individual. Na minha opinião, a dificuldade pode estar no seguinte: embora seja uma técnica transversal
Ter crianças em casa significa criatividade a florescer a cada instante. Desenhos, pinturas, colagens e pequenas esculturas fazem parte do crescimento e do desenvolvimento infantil, estimulando a imaginação e a coordenação motora. No entanto, para muitos pais, há um desafio prático inevitável: como permitir que os filhos tenham um espaço próprio para criar sem transformar
Como criar uma “estação de artes” para os seus filhos que não destrua a decoração da sala? Ler Mais
Se o aluno ainda não tem uma agenda ou uma folha para apontar e organizar as datas de fichas de avaliação e de trabalhos a realizar, está mais do que na altura de comprar, ou imprimir. Se necessita de alguns desses documentos visite aqui. Lembrar que não se estuda apenas de véspera, que há tempo
Novembro: últimas decisões! Ler Mais
Sabemos bem que é mais uma tradição… pouco tradicional… uma importação deste mundo global! Mas não tem problema, se os mais pequenos divertem-se a conversar com os vizinhos e aproveitam para perder alguma vergonha social, já vale bem a pena!!! Eu já tenho as guloseimas preparadas…. E vocês???
Halloween: uma experiência para quem cresce! Ler Mais
Ser pai ou ser mãe é uma angústia constante que não termina, nem quando a criança faz 40 anos!!! As famílias vivem angustiadas com os perigos que os mais pequenos possam enfrentar, vivem preocupadas com o futuro dos filhos, vivem inseguras com os namoros, as amizades, os lugares e as festas… Percebo perfeitamente todas estas
Conselho: os pais devem aproveitar mais e preocupar-se menos… Ler Mais
Ao longo dos anos tenho vindo a partilhar pequenas vinhetas/etiquetas personalizadas, às quais intitulei de Incentivos. Este material é muito utilizado no 1º ciclo do ensino básico, entre professores, com o objetivo de motivar o aluno a dedicar-se às tarefas escolares. Esta atitude pode ser também reproduzida em casa, em família. Sendo que o adulto
Novos Incentivos para crianças! Ler Mais
Escrevo principalmente com o objetivo de apoiar os alunos, famílias e professores nas suas vidas escolares, procurando colaborar para melhores resultados escolares e melhores momentos de estudo. Isto pode levar os leitores a considerarem-me uma completa defensora do ensino formal, tal e qual como ele se apresenta, nos dias de hoje. Mas, isso não é
Inquietude: Pensar a Escola! De hoje e de amanhã… Ler Mais
Muitas vezes, quando pensamos em educação pensamos apenas nesta parte formal da educação, em que para obter conhecimento são necessários livros, estudo, leitura e escrita… mas esquecemo-nos, frequentemente, que a educação não-formal, aquela que se aprende no dia a dia, é também fundamental para vivermos em respeito e comunidade. Precisamos aprender conceitos básicos de vida,
O que as crianças podem fazer para aprenderem fora da escola? Ler Mais