Diálogos… Com Vida…
Diálogo entre mim e um/a estudante de 3º ciclo: «Eu: _Usas o telemóvel nos intervalos para jogar com os amigos? Estudante: _ sim, jogamos online… Eu: _ E se jogassem a outras coisas, sem ser com o telemóvel? Estudante: _Criticam se brincarmos ou jogarmos a outras coisas, chamam-nos de crianças infantis…» Promover a atitude de
Vergonha de jogar sem telemóvel? Ler Mais
Há já alguns anos que algumas escolas adotaram um novo sistema de avaliação e interrupção letiva. Os tradicionais três Períodos letivos passaram a ser apenas dois Semestres. Esta mudança começou por ser concretizada em projetos piloto, só em algumas escolas e, atualmente, foi adotado pela grande maioria, como sendo uma boa mudança no sistema. Não
Avaliações por Períodos ou por Semestres??? Ler Mais
O facto deste blog existir há mais de 10 anos com publicações e interações contínuas… dá-me o privilégio de poder colecionar e partilhar um conjunto de ‘insólitos’, por cá vividos… acredito que alguns bloggers se irão identificar com tais situações/peripécias: Já respondi a comentários confundindo vários assuntos… Já li comentários, vezes sem conta, sem ter
Já referi, por várias vezes, que sou uma entusiasta do material de escritório. E, claro, estes gostos e interesses acabam por ser motivo de diálogo na interação com crianças, adolescentes e jovens. Se me aparecem no escritório com uma caneta especial, ou qualquer outro objeto de escritório, é motivo para uma aprofundada análise minha, peço
As minhas esquisitices, na escolha do material de escritório/estudo! Ler Mais
O início das aulas foi há poucos dias, agora o turbilhão de acontecimentos começa a tornar-se numa rotina paciente, tal como os dias de outono que se aproximam. Para as famílias que pretendem incluir mais atividades extracurriculares na vida dos alunos, podem definir agora quais as atividades e que horários se encaixam com a rotina
Outubro: passo a passo! Ler Mais
Estamos ainda no início das aulas e já estou a escrever sobre as decisões finais: que área escolher após o 9º ano, ou que curso fazer na faculdade? Pode parecer que ainda falta muito mas, se existem alunos que rapidamente tomam as suas decisões, sem demonstrar grandes dúvidas, outros há que ficam até aos últimos
Orientação Vocacional: não deixe para depois! Ler Mais