Diálogos… Com Vida…
Este blogue poderia ser escrito de uma forma mais complexa e aprofundada, debatendo-se temas através da visão de vários autores e com base em investigações na área da educação e em outras áreas do saber. No entanto, complexificar, por vezes pode significar excluir… excluir as pessoas que sentem mais dificuldade em interpretar outros conceitos relativos
Esta particular forma de escrita! Ler Mais
De forma ensinar os melhores comportamentos, seja em sala de aula, seja em casa, famílias ou pedagogos podem optar por fazer do comportamento um jogo, incentivando assim, quem cresce, a desejar o comportamento mais adequado a cada situação. Antes de explicar à criança este jogo, ela deve ter claro quais os melhores comportamentos e uma
JOGOS PEDAGÓGICOS: O Pote da Disciplina Ler Mais
Esta é uma data que nunca deixei de relembrar, neste blogue: impera a vontade de lembrar que ainda existem crianças sem os seus direitos assegurados, com a sua infância roubada… isto deixa-me inquieta… desacreditada…. Quando as crianças vestem o pijama para sair de casa, devem aprender porque o vestem, devem saber pelo que lutamos, hoje!!!
Dia Internacional dos Direitos da Criança: 20 de novembro Ler Mais
Antigamente os intervalos da escola eram para conversar sobre tudo e sobre nada… eram sobre jogar às escondidas e ao elástico… não se conversava com adultos a menos que fosse algum auxiliar ou professor, que eventualmente ali viesse… Agora, fala-se com qualquer familiar no intervalo… está-se à distância de uma chamada pelo telemóvel…. Agora joga-se
Já não se fazem intervalos como antigamente… Ler Mais
Retirado do livro: «Eu estava na informática com o professor Ricardo. Gostava muito dele e ele também depositou muita confiança em mim…[Cristina]» (Culturas Juvenis, Percursos Femininos, 2001) ✏️✏️✏️ Na nossa história de vida existem certamente professores, educadores, que nos marcaram, que deixaram tão doces recordações. E, se pensarmos no nosso papel de educadores será esse
Ensinar Com(Vida) e para a Vida Ler Mais
Diálogo entre mim e um/a estudante de 3º ciclo: «Estudante: _Estou com um problema a Geografia. Eu: _ Então? Estudante: _ Agora esta nova professora explica a matéria só a falar e eu assim não consigo perceber! Eu: _Não consegues estar com atenção ao que ela diz? Estudante: _ Assim, só a falar a falar…não…
Estar atento nas aulas é a forma mais fácil de aprender! Ler Mais