São as minhas experiências e é o meu olhar…

Já há tantos anos que, por cá escrevo este blogue… na grande maioria das vezes, escrevo sobre educação… às vezes partilho inquietações, muitas vezes apresento sugestões de estudo, e outras tantas vezes, partilho opiniões. Para tal baseio-me na minha experiência e em pesquisas e leituras realizadas, depois de vários anos a estudar na faculdade sobre […]

São as minhas experiências e é o meu olhar… Ler Mais

A importância dos intervalos escolares…

contextos educativos

Os intervalos escolares permitem que os estudantes façam uma pausa no estudo, de forma a poderem alimentar-se, descansar e, acima de tudo, brincar e conviver com outros estudantes da mesma idade. O convívio entre pares é, de facto, de enorme riqueza e bastante importante para o desenvolvimento harmonioso de quem cresce, estas brincadeiras de faz

A importância dos intervalos escolares… Ler Mais

Podem ajudar a decidir o futuro…

Devido aos constrangimentos do Covid-19, não tenho partilhado estas Feiras e Mostras há já alguns anos, que  surgem direcionadas aos alunos de 9º ano e secundário, e pretendem ser uma ajudar na Orientação Vocacional. Ambas são bem conhecidas da maioria da população, contudo, vale a pena lembrar que os jovens estudantes podem e devem visitar,

Podem ajudar a decidir o futuro… Ler Mais

Feliz Carnaval!!!

Este experimentar papeis e personagens é uma diversão para os adultos, mas uma aprendizagem para as crianças… Portanto, que amanhã seja uma dia muito alegre!!!! Depois do medo que a pandemia trouxe, não permitindo que as pessoas festejassem o Carnaval, parece que este ano todos/as se podem mascarar com maior à vontade! Contudo, não posso

Feliz Carnaval!!! Ler Mais

A emoção interfere com a razão… e com os resultados escolares

emoções

Quantas vezes os estudantes começam a apresentar maior dificuldades e piores resultados nas avaliações e as famílias não percebem porque será a falta de aproveitamento, que nunca teve e agora manifesta!? Por vezes as respostas são simples: a emoção está a interferir na razão, ou seja, situações pessoais da vida do estudante estão a preocupá-lo,

A emoção interfere com a razão… e com os resultados escolares Ler Mais