JOGOS PEDAGÓGICOS: Escrever com Amor

Alguns jogos que podem ser divertidos e educativos em simultâneo, podem educar para as emoções, podem melhorar o desenvolvimento físico, podem exercitar capacidades intelectuais. Por estas razões, hoje traga-vos uma proposta de uma atividade pedagógica que pode ser realizada em famílias e/ou por educadores/as. Este jogo pedagógico deve ser realizado da mesma forma que outros […]

JOGOS PEDAGÓGICOS: Escrever com Amor Ler Mais

Provas de Aferição: alerta – novas datas e novos métodos!

As datas das Provas de Aferição para os 2º, 5º e 8º anos foram alteradas, com o objetivo de tornar mais fácil a sua realização no formato digital, ou seja, todos os alunos irão realizar estas Provas num computador, supostamente cedido pelo seu Agrupamento Escolar. Pela primeira vez, no sistema escolar Português, trabalha-se para um

Provas de Aferição: alerta – novas datas e novos métodos! Ler Mais

Retenção no 1º ciclo? Sim ou Não?

Haverá tema mais controverso sobre educação e escola do que refletir sobre retenções escolares? Na minha opinião, poucos temas são, de facto, tão controversos como este. Existe quem defenda que os estudantes não devem ficar retidos em nenhum ano escolar, pois cada aluno tem o seu ritmo e não aprendem todos ao mesmo ritmo nem

Retenção no 1º ciclo? Sim ou Não? Ler Mais

Quando o estudante não vê bem…

Começo já por referir que não tenho conhecimentos formativos para escrever sobre oftalmologia, o que aqui irei escrever é apenas a minha experiência empírica relativamente aos estudantes que, muitas vezes, precisam de recorrer a tais profissionais.  Muitas crianças começam a demonstrar a necessidade de usar óculos em idade escolar, a dificuldade em olhar para o

Quando o estudante não vê bem… Ler Mais