Fobia escolar: esteja atento…

emoções

Normalmente acontece nos primeiros anos de escola… devido a uma situação particular, com a escola ou com os colegas… as crianças passam a detestar a escola. Apresentam elevado valor de ansiedade, de repulsa e desespero no momento de sair de casa para ir para a escola, lá chegadas, não querem entrar no parque escolar, muito […]

Fobia escolar: esteja atento… Ler Mais

Ser canhoto já não é um problema!

família 24

Felizmente o ensino da escrita mudou ao longo dos anos, nas nossas escolas portuguesas… antigamente, obrigavam-se as crianças a escreverem com a mão direita (a serem destros), mesmo que demonstrassem toda a propensão para utilizarem a mão esquerda. Nos dias de hoje já se percebeu que a opção por escreverem com mão direita ou esquerda

Ser canhoto já não é um problema! Ler Mais

TAG: Conhecendo novos blogs

sobre o blog

Há menos de um ano nestas andanças de Bloguer, assumo-me com pouca experiência nesta ‘partilha informática’ reconheço a minha preocupação quando me vi nomeada para um desafio… claro… a primeira vez, será sempre difícil… contudo cá estou eu a tentar responder, (procurando não desapontar ninguém) às perguntas que me foram sugeridas. Assim sendo,  o meu

TAG: Conhecendo novos blogs Ler Mais

A linguagem que discrimina

emoções

A educação passa pelo ensino da igualdade entre homens e mulheres, procurando-se acabar com a discriminação de género ainda, de algumas formas, visível no nosso país. Ao pensarmos em momentos de discriminação entre os géneros, vários são os fatores que nos alertam. Hoje, venho lembrar um deles, por vezes, pouco notado mas também de importância

A linguagem que discrimina Ler Mais

Quer o seu filho nas explicações… mas não sabe o que ele precisa?

18959454 nmtnk

Diálogo entre mim e um/estudante de secundário: «Eu: _Estás a gostar das novas disciplinas? Estudante: _Sim, mas algumas tenho dificuldades… mas com as explicações é mais fácil… tive uma explicação de Economia de 1hora e fiquei a perceber mais do que sei lá quantas horas de aulas… Eu: _ Explicaram-te de outra maneira?! Estudante: Sim

Quer o seu filho nas explicações… mas não sabe o que ele precisa? Ler Mais

As explicações oferecem resultados?

escritorio

Muitos encarregados de educação questionam-se sobre a hipótese de incluírem ou não o seu estudante em explicações particulares. Ficam com a dúvida se estas trarão os resultados esperados, ou se será mesmo necessário, pois o estudante pode até conseguir sozinho os resultados que pretende. Não sou nada imparcial relativamente a este assunto, obviamente… mas, procurando

As explicações oferecem resultados? Ler Mais

Ser estudante é….

estudar 24

Ser estudante é tratar o livro por tu, o professor por você e o colega por melhor amigo. É inventar mil e uma desculpas para não ter de ir à escola e no dia seguinte pedir o relato detalhado dos últimos acontecimentos. É ansiar pelas féria e nas férias ter saudades infinitas dos recreios. É

Ser estudante é…. Ler Mais

“Ir à escola é uma seca!” – mas existe quem queira ir e não pode!

escola4

Tantas e tantas vezes ouvi esta afirmação por parte de quem frequenta a escola, às quais se associaram outras: ‘Para que é preciso saber isto?’, ‘Por mim não havia escola!’, ‘Ter aulas é uma seca!’ ou ‘Hoje foi o melhor dia da escola porque houve greve…’ e, se tentarmos conversar seriamente sobre este assunto com

“Ir à escola é uma seca!” – mas existe quem queira ir e não pode! Ler Mais