Votos de Uma Páscoa Feliz!
Votos de Uma Páscoa Feliz! Ler Mais
Agora que os estudantes estão de férias, é importante começar a preparar o último Período, com dedicação e emprenho, para que os resultados sejam os esperados e desejados. Para melhorar este apoio, deixo: capas/separadores para cada disciplina, para organizarem capas e cadernos… como estão na moda os emojis… vejam as capas de 2º
Documentos para Imprimir: Organização Escolar Ler Mais
Caro/a estudante, São os testes, são as apresentações orais, são os trabalhos… os problemas entre amigos nos intervalos e os professores que embirram sempre contigo É o teu dia! Estás de Parabéns porque te esforças para estudar para os testes, mesmo que tenhas de abdicar da tua série favorita…. Porque levas os cadernos para o
Parabéns Estudantes: Amanhã é o vosso dia!!!! Ler Mais
Agora que chegamos ao final do 2º Período, os estudantes começam a refletir sobre a sua aprendizagem e sobre as avaliações que lhes vão ser feitas. Esta semana foi já de receber os testes em falta e de realizarem a autoavaliação, onde os próprios alunos ponderam, o mais acertadamente possível, sobre a nota que merecem,
Que nota vou tirar no final do Período? Ler Mais
Todos os motivos são de excelência quando o objetivo é Celebrar a Família, hoje as festas e os agradecimentos são para todos os Pais, Papás e Paizinhos deste planeta! Se aí por casa ainda não está nada preparado e quer ajudar uma criança/adolescente/jovem a felicitar o Pai….ainda vai a tempo… Imprima já o Diploma que
Dialogo entre mim e um/a estudante de secundário: «Eu: _ A resposta está incompleta, porque faltam aqui alguns itens de resposta, nomeadamente, a referência e fundamentação do texto apresentado na pergunta… Estudante: _ Pois… nem achei importante…» Quantas vezes os estudantes, crianças ou jovens apresentam dificuldades em realizar um interpretação correta da pergunta proposta,
Saber interpretar textos e perguntas… Ler Mais
Ensinar, tirar dúvidas e orientar para testes, trabalhos e exames, não necessitam de cumprir regras iguais de apoio… se existem estudantes que procuram as explicações para retirar dúvidas, outros precisam de apoio contínuo na matéria, …! Para além disso, os gostos e hábitos de estudo são muito diferentes, de estudante para estudante, embora não signifique
Diz-me como estudas dir-te-ei que área segues!? Ler Mais
Tal como prometido no Post anterior, aqui ficam algumas propostas de técnicas de memorização. Relembro que algumas podem funcionar melhor do que outras, de acordo com as capacidades e facilidades de cada indivíduo, contudo, com o tempo e a prática, conseguem-se melhorar resultados. Repetição: um método pouco motivante para os estudantes mas, em determinadas
Técnicas de Memorização Ler Mais
Quantas vezes os estudantes ficam preocupados quando têm muita matéria escolar para compreender e memorizar. Acham que não conseguem decorar tudo, que se vão esquecer ou trocar informações. Contudo, é fascinante a forma como o nosso cérebro funciona e a sua capacidade para armazenar informação de uma forma bastante rápida. Para que a informação chegue
Como funciona a memória? Ler Mais
Porque não apenas necessário sabermos ensinar as matérias escolares seremos bons educadores, para compreendermos e aprendermos enquanto profissionais, muito é necessário aprender e refletir sobre Educação. Uma das minhas inquietudes neste vasto conceito reflexivo é, sem dúvida se o ensino é igual para todos e se deveria ser igual para estudantes diferentes?! Daí o meu
Inquietude: Uns Mais Iguais que Outros Ler Mais