Diálogos… Com Vida…
Diálogo entre mim e estudante de 1º ciclo: «Estudantes: _ Doçura ou travessura? Eu: _ Doçuras, claro!!!! Estudante: _ Ainda bem, porque esquecemo-nos do papel higiénico!!!» Cá em casa passam, sempre que está bom tempo, algumas crianças na procura da doçura… Este dia “importado” de outros países, traz momentos de muita alegria às crianças
Halloween: Uma doçura! Ler Mais
Com o passar dos anos, para mim, tornou-se mais evidente a dificuldade em que se torna a disciplina de matemática, e mais claro que não é porque seja uma disciplina de enorme dificuldade, mas devido aos medos e inseguranças que esta desperta em quem estuda. Este crescer de inseguranças, de ‘eu não percebo nada disto’
Mais do que não saber Matemática… As inseguranças da disciplina… Ler Mais
Hoje, dou por inaugurada esta nova forma de reflexão, através de conversas informais em formato de vídeo. Começo com um tema que considero fundamental na educação: a importância de fazer terapia emocional, seja qual for a idade! Sendo o meu desejo de que esta questão da saúde emocional deixe de ser tabu e se torne
Educar (com)vida a uma conversa, com: Ler Mais
Para aqueles temas que não se esgotam num Post, porque temos muito para conversar e refletir sobre o assunto, decidi criar um novo espaço intitulado: Educar (com)vida a uma conversa… Assim, irei partilhar algumas conversa com convidados selecionados por mim, para, em alguns minutos, trocarmos ideias e pensamentos sobre um determinado tema pertinente, neste
Educar (com)vida a uma conversa… Ler Mais
Este é um tema que parece simples: todos nós sabemos que, num percurso de formação, seja ele para que idade for, torna-se necessário avaliar aprendizagens e aquisição de conhecimentos, de forma a comprovar que estas competências foram, de facto, adquiridas. No sistema habitual esta avaliação irá ser traduzida numa classificação, ou seja, num catalogar de
Avaliar versus Classificar Ler Mais
Escrever para este blogue e, simultaneamente, trabalhar em educação exige que eu esteja continuamente a pesquisar e a refletir sobre conceitos fundamentais e atuais sobre o assunto. O autor e palestrante internacional Xavier Aragay, de Barcelona, além de muita experiência na evolução educativa, refere que a educação deverá facultar ao estudante um leque de competências