Autoriza ou Não Autoriza o aluno a sair da escola?

família 24

Qual é a escola que não tem uma ‘lojinha’ mais próxima onde todos os alunos vão comprar gomas, batatas fritas e todo o tipo de guloseimas pouco saudáveis???? Por cá, na minha cidade existem algumas dessas ‘lojinhas’ e até umas conhecidas ‘lojas’ de fast food que vendem hambúrgueres…. São ‘romarias’ de miúdos à hora de […]

Autoriza ou Não Autoriza o aluno a sair da escola? Ler Mais

A função de delegado e subdelegado…

escola4

Diálogo entre mim e um/a estudante de 3º ciclo: «Estudante: _ Tenho reunião com os professores, junto com o delegado da minha turma… Eu: _Vais como subdelegado? Estudante: _ Sim, mas acabo por falar mais porque o delegado não está tão à vontade como eu a falar…»   Muitas são as gerações de alunos que

A função de delegado e subdelegado… Ler Mais

Teoria educativa de Maria Montessori

contextos educativos

Como sabem, o conceito educação, para mim, tem de ultrapassar as barreiras escolares e por isso, continuo numa constante procura e reflexão sobre este vasto conceito. Hoje, aproveito para partilhar um método de ensino/aprendizagem que me parece muito interessante e que, ultimamente, tem sido alvo de maior interesse e procura, por parte dos encarregados de

Teoria educativa de Maria Montessori Ler Mais

Aos meus amigos/as deste ‘charco’:

sobre o blog

Há tanta gente por aqui que eu adorava abraçar… Ficar a conversar numa qualquer esplanada… falar sobre tudo e sobre nada! Existem bloggers que adorava conhecer pessoalmente, porque me encantam tanto virtualmente… Escrevo isto com imensa sinceridade… alguns/mas de vocês escrevem há anos, como eu!! Outros/as mesmo recentes, já me transmitem tanta empatia! Os escritos

Aos meus amigos/as deste ‘charco’: Ler Mais

Faltar às aulas para estudar

estudar 24

Quando existem muitas avaliações próximas e os alunos sentem que não tiveram tempo suficiente para estudar sentem-se impelidos a faltarem a algumas disciplinas para melhor se preparem para a avaliação, normalmente, no próprio dia. Nem todos os encarregados de educação permitem esta situação, até porque serão informados da falta e deverão proceder à sua posterior

Faltar às aulas para estudar Ler Mais

“Eles passam a vida no telemóvel!”

telemovel

Por cá já escrevi sobre o bom e o menos bom das novas tecnologias. Atualmente, é presença constante em todas as casas, a internet está disponível nos variados equipamentos, onde toda a família pode aceder e ficar longas horas a receber os mais variadas informações e realizar as mais variadas comunicações. Tudo isto acarreta mais

“Eles passam a vida no telemóvel!” Ler Mais