Inquietude: Na escola a vida acontece…

inquietudes

As escolas são lugares muito propícios a aprendizagens, mas não apenas às aprendizagens escolares, os relacionamentos interpessoais, a partilha de emoções, a necessidade de mediar interesses e conflitos, questionar situações e conviver com justiças/injustiças acontece dentro dos muros escolares, dentro e fora da sala de aula e para além dos muros, através da convivência social. […]

Inquietude: Na escola a vida acontece… Ler Mais

Como se estuda no ensino básico 2º e 3º ciclos… e no secundário?

família 24

No 2º ciclo, surgem duas opções, de acordo com as vivências do ciclo anterior, ou a criança já consegue distinguir competências e dificuldades, sabendo dar primazia ao que é mais necessário estudar, ou é ainda preciso fazer essa aprendizagem, que já deveria ter sido adquirida no 1º ciclo. Neste ciclo, supõe-se muita adaptação a um

Como se estuda no ensino básico 2º e 3º ciclos… e no secundário? Ler Mais

Como se estuda no 1ºciclo: do 1º ano ao 4ºano…

estudar 24

O estudo do 1º Ciclo, torna-se um pouco diferente dos restantes ciclos, já que nestes anos letivos, as crianças estão, ainda, a aprender a estudar e a perceber métodos de memorização e de aprendizagem. Inicialmente, é importante que o estudante consiga desenvolver a sua capacidade de autoanálise, refletindo sobre as aprendizagens que conseguiu adquirir facilmente,

Como se estuda no 1ºciclo: do 1º ano ao 4ºano… Ler Mais

Fazer ou não resumos?

estudar 24

Na minha opinião, os resumos são uma fonte muito importante de estudo, organização mental da matéria e apoio à memorização, principalmente em algumas disciplinas, como História, Ciências, Físico-Química, Filosofia, etc… No entanto, os métodos de estudo variam de acordo com as necessidades de cada estudante, alguns optam por fazer resumos a todas as disciplinas, outros

Fazer ou não resumos? Ler Mais

Aniversário do Educar(Com)Vida

sobre o blog

Sete anos depois, tenho de assumir: este blogue tem vida própria!! Eu limito-me a escolher os temas, a escrever os textos e a responder aos comentário… mas depois, muito mais acontece que não está pré-definido por mim… os seguidores, as visualizações, as nomeações e sei lá que mais…  Estou a aprender tanto… Já são sete

Aniversário do Educar(Com)Vida Ler Mais

JOGOS PEDAGÓGICOS: A Caça ao objeto escondido

jogos pedagógicos

Alguns jogos que podem ser divertidos e educativos em simultâneo, podem educar para as emoções, podem melhorar o desenvolvimento físico, podem exercitar capacidades intelectuais. Por estas razões, hoje traga-vos uma proposta de uma atividade pedagógica que pode ser realizada em famílias e/ou por educadores/as. A Caça ao Objeto Escondido. Com base na mesma atividade da

JOGOS PEDAGÓGICOS: A Caça ao objeto escondido Ler Mais